Terceira Margem Grupo de Teatro

TOCAIA inspira-se no universo regionalista, especialmente, nos contadores de causos do interior do Brasil, nos autores de literatura de cordel, nos repentistas e trovadores da música popular. Esses narradores dão um colorido especial a suas histórias, emitindo opiniões, conceitos e preconceitos sobre o mundo em que vivem. Esse foi o ponto de partida para encenação, que simula a contação de um causo, no qual três atores relatam a representam um crime de sangue.
A atuação tem um tom anedótico, fabular, alternando comentários e narrações, diretamente dirigidos à plateia, de forma predominantemente farsesca.

O Projeto "Teatro como veículo de diálogo sócio-cultural" tem como premissa a troca de experiências entre os atores do Terceira Margem Grupo de Teatro e comunidades populares, para a construção de conhecimentos artísticos sobre a brasilidade.

O Teatro de Rua foi escolhido como formato para as ações do projeto por seu caráter essencialmente democrático, ao encenar em espaços públicos e desenvolver temas de interesse coletivo, envolvendo diferentes classes sociais, numa situação espetacular em que o espectador pode manifestar-se diretamente.



sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Diálogo cultural

        Consideramos a descentralização da produção artística nos grandes centros urbanos como um compromisso decisivo do fazer artístico. Sabemos que a inclusão cultural é fator relevante para a construção de uma sociedade mais democrática, pois o acesso de diferentes grupos sociais aos bens simbólicos é um dos principais canais para a construção da cidadania. Neste contexto, a arte cumpre um papel fundamental, educativo e sociabilizador, estimulando a discussão e a participação coletiva em uma experiência reflexiva. A escola tem importância estratégica, não apenas como espaço de aprendizado, mas como espaço de encontro para a comunidade em que ela está inserida, agregando, além de seus funcionários, os estudantes, seus amigos e familiares. Por isso, todas as 15 apresentações do espetáculo TOCAIA ocorrem em espaços públicos, como parque, praças, sede de associações de bairros, articulados com a instituição de ensino mais próxima, valorizando a divulgação na comunidade escolar.
A experiência acumulada pelo grupo vem de nossa atuação no Projeto de Extensão Universitária CIRCUITO DE PRODUÇÃO DE TEATRALIDADE EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DA GRANDE PORTO ALEGRE, criado no ano de 2007, com a proposta de contribuir para a descentralização da produção teatral da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desde então, o Grupo Interdisciplinar TERCEIRA MARGEM, formado por alunos de graduação e pós-graduação, professores e ex-professores dos cursos de Teatro, Música e Artes Visuais, tem atuado sistematicamente, através da realização de oficinas de iniciação e apresentações de espetáculos, seguidas de debates sobre a temática, abordada pelo mesmo, tendo atendido a um público de aproximadamente 7000 membros de comunidades escolares, em regiões de vulnerabilidade social da região metropolitana, atendidas pelo Departamento de Ensino Social da PROREXT/UFRGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário